sexta-feira, 11 de março de 2011

Faculdade Legislativa é uma solução para administração pública

Lamé quer Faculdade Legislativa em Guarulhos


O vereador guarulhense Lamé Smeili (PT do B) quer que a Câmara Municipal passe a ter uma “Faculdade Legislativa”, conforme Projeto de Decreto Legislativo nº16/09, que deverá entrar na pauta de votação ainda este ano.

O parlamentar disse que a Câmara precisa ensinar e qualificar seus funcionários e “até os próprios eleitos”. “É uma iniciativa que vai ao encontro da necessidade de suprir deficiências cruciais. Tem vereador e assessor que não sabem nem para que serve uma Indicação Legislativa ou a diferença entre Projeto de Lei e Prpjeto de Decreto Legislativo; Guarulhos pode ser um exemplo para ter funcionalismo com qualidade. Educação é base de tudo. A sociedade será a maior beneficiada. A instituição será pública e gratuita e não apenas para os servidores, mas para qualquer cidadão que quer se especializar em serviço público”.

De acordo com a justificativa da matéria, será criado o Instituto Legislativo de Guarulhos (ILG), nos moldes do ILP (Instituto Legislativo Paulista) da Assembléia Legislativa. O órgão poderá oferecer cursos sobre legislação, assessoria parlamentar, ética e transparência, política, administração pública, produção legislativa e ferramentas de acompanhamento ou atuação fiscal.

“A formatação de uma escola de governo dessa magnitude não será tarefa simples”, adianta o autor da proposta. “Mas é uma ferramenta necessária para beneficiar a cidade. Os profissionais públicos precisam ter formação ética e atualização diante dos desafios que as sociedade modernas criam. O Instituto tem essa função de formar e resgatar valores humanos e agilidade com responsabilidade no exercício da função pública”, explana Lamé.

ORIGEM DA IDÉIA

Como jornalista, Lamé trabalhou na Câmara Municipal de São Paulo e na Assembléia Legislativa do Estado. Em ambos foi assessor de Imprensa e utilizou os cursos do Instituto Legislativo para aprimorar sua atuação na área pública. “As aulas numa Escola de Governo própriamente dita proporcionam aperfeiçoamente técnico e intelectual. Porque você está lá trabalhando, num órgão público e ao mesmo tempo estuda e é orientado por mestres que enxergam a sociedade como todo e não o individual. Isso faz diferença”, conclui.

Se você quiser mais informações sobre o assunto mande um e.mail para: lame@camaraguarulhos.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário