sexta-feira, 15 de abril de 2011

CIDADE AMIGA DO LIVRO

Como construir uma nação de seres humanos? Guarulhos ensina!
Estive ontem (14/04) no lançamento do Salão do Livro de Guarulhos na Secretaria da Educação.Título chamariz: Cidade Amiga do Livro . Melhor impossível. É algo que tenho orgulho de falar. O governo do prefeito Sebastião Almeida está transformando Guarulhos, não só em obras, mas pelo toque humano. É o que precisamos. O evento vai acontecer no bairro do Parque CECAP -(Para quem não conhece nossa cidade é ao lado do Aeroporto de Cumbica), portanto de fácil acesso e com promoções e atrações imperdíveis.

É evidente que tem gente que acha que estou puxando o saco. Não é. Explico porque.

Primeiro, uma cidade como Guarulhos até pouco tempo atrás, cerca de 10 anos, tinha “tentativa” de escola municipal. Apesar do aeroporto não existia um terminal rodoviário. Hoje temos dezenas de escolas, 23 em construção, dois CEUS, (o terceiro vai ser entregue semana que vem, no bairro Paraíso) e até o fim do ano que vem terão sido inauguradas 10 unidades. Não estou falando das 10 UPAS (Pronto Socorro 24 Horas) em construção, das reformas, do Centro de Idoso e tanta coisa, que não cabe citar aqui.

Mas o que me deixa mais entusiasmado é o plano de Educação. O Salão do Livro dá inveja a cidades como Milão, Roma, Beirute que realmente vão querer copiar de como incentivar o povo a ler.

Os professores e alunos da rede municipal terão, cada respectivamente, um crédito de R$150,00 e R$ 8,00 para a compra de livros.

Escritores brasileiros e internacionais estarão presentes e vários espaços para palestras, exposições e até comida típica.

E não vou cansar de dizer: Construir prédios, torres, pavimentar ruas, instalar fábricas etc é fácil e possível, mas construir uma nação de seres humanos é tarefa árdua e difícil. Somente atraves da Educação. É só ler a história do Japão, Coréia, Malásia, Cingapura, enfim os chamados países Tigres Asiáticos. Eles renasceram das cinzas, apesar da falta de recursos naturais.

Vale a pena, convide os amigos e visite Guarulhos. É a Cidade Amiga do Livro.




Um comentário: