terça-feira, 7 de junho de 2011

XADREZ NAS ESCOLAS

Programa Xadrez Escolar foi aprovado em Guarulhos
Foi aprovado pelos vereadores de Guarulhos, em segunda e definitiva votação, terça-feira, 7/06, o Projeto de Lei que determina a implantação do jogo de Xadrez na rede municipal de Educação. "O Xadrez estimula a inteligência e alia brincadeira com aprendizado", disse o vereador Lamé após a aprovação.
A matéria, de autoria do vereador Lamé, segue agora para o prefeito para sanção. A execução cabe à Secretaria de Educação da cidade.

Veja íntegra do projeto aprovado, Clique Abaixo


Projeto de Lei nº 183/2009
.
Dispõe sobre a implantação do Programa “Xadrez Escolar”

A Câmara Municipal de Guarulhos APROVA:


Art. 1º. Fica implantado o ensino do xadrez na rede de escolas públicas municipais, como matéria extracurricular pelo Programa Xadrez Escolar.
Par.Único – A implantação do Programa Xadrez Escolar será viabilizado pela Secretaria da Educação do Município.
Art. 2º. Os objetivos do ensino do xadrez nas escolas públicas do município são: desenvolver o raciocínio lógico, incentivar as atividades intelectuais e ampliar as habilidades de observação, antecipação, reflexão, análise, síntese, compreensão e seleção de problemas para tomada de decisões, além da melhoria do desenvolvimento dos alunos nas demais disciplinas curriculares.

Art. 3º. A capacitação dos professores ou a utilização de monitores especializados será providenciada pela Secretaria da Educação.
  
Art. 4º. Como alternativa de implantação do programa a Secretaria da Educação poderá utilizar o sistema de escolas-piloto.

Art. 5º. O Executivo regulamentará a presente lei no prazo de 90 (noventa) dias.
  
Art. 6º. Esta lei entra em vigor na data da sua publicação.

Guarulhos, 15 de Abril de 2009.


Lamé
Vereador

J U S T I F I C A T I V A
Com a finalidade de inserir nas unidades escolares do município o ensino do xadrez é que apresentamos a proposta do Programa do Xadrez Escolar.

No Plano Nacional de Educação, Lei 10.172, de 09 de janeiro de 2001, cujo objetivo central é a melhoria da qualidade do ensino, há previsão das diretrizes e metas no tocante a espaços físicos, materiais pedagógicos e de apoio, valorização do magistério e demais instrumentos que propiciem o constante progresso da educação.

Surge então, a necessidade de inovação na produção do conhecimento, criando-se alternativas curriculares que induzam ao desenvolvimento pleno das capacidades cognitivas.
O ensino do xadrez nas escolas apresenta-se, então, como uma nova alternativa fomentadora do saber.

A atividade do Xadrez é considerada um sucesso no objetivo citado (raciocínio, concentração, leitura e escrita), na medida em que induz ao desenvolvimento da capacidade de pensar.

O xadrez é considerado ciência (tem sido investigado por áreas como a psicologia, pedagogia, informática entre outras), arte (o enxadrista ao realizar uma bela partida experimenta a sensação estética similar à sentida ante uma obra mestra da pintura ou da música) e esporte (pelo seu caráter competitivo), sendo, inclusive, reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional - COI, como modalidade esportiva.

O programa pretende viabilizar aos alunos da rede municipal de ensino, através da Secretaria de Educação, o aprendizado e a prática do xadrez, promovendo a melhoria da atenção, raciocínio lógico e matemático, poder de decisão, antecipação e coordenação de atividades.
Por conseqüência, o desenvolvimento dos alunos em todas as demais matérias curriculares.
Para tanto, este programa deverá realizar a formação e capacitação de professores para serem os instrutores dos alunos, ou, como opção, utilizar monitores já treinados.
Nessa conformidade, conto com o apoio dos meus pares para aprovação deste projeto.

Sala das sessões, 14 de Abril de 2009.

Lamé
Vereador

Nenhum comentário:

Postar um comentário