quarta-feira, 16 de novembro de 2011

SAÚDE PÚBLICA

Viva o Dia da República!
Quando em 15 de novembro de 1889, a monarquia brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo, que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais. Foi proclamada a República.


 Hoje, 15 de novembro de 2011, às 14 horas, estive no Hospital Municipal de Urgência (HMU), onde fui levar minha amiga '"Dona Neusa", que chorava de dor.
Imediatamente ela passou pela triagem e encaminhada ao médico. "Depois que foi feita a pareceria entre a Secretaria de Saúde de Guarulhos e o Hospital Nipo Brasileiro, a situação melhorou", justificou o médico e a funcionária que o acompanhava.

Estou relatando o fato por um simples motivo: quando as coisas funcionam é preciso elogiar e estimular a adoção de medidas corretas, que beneficiam a população.
Dona Neusa passou por Raio X, exames, foi medicada e ainda teve uma consulta agendada para o dia 30, para iniciar o "tratamento da coluna", como ela mesmo define o motivo de sua doença.

Enquanto a Dona Neusa passava pelos exames, aproveitei para fazer uma pesquisa com os pacientes e funcionários do HMU. Em geral, os que procuram o hospital, localizado no bairro do Bom Clima, ao lado da Prefeitura, são pessoas humildes e não possuem planos de saúde ou dinheiro para custear o tratamento de seus problemas.

Para minha surpresa não obtive nenhuma reclamação. Perguntei aos funcionários o motivo, já que muita gente reclamava do HMU e agora, ainda bem, não. A resposta foi simples: o Hospital está relativamente equipado, os médicos estão trabalhando e os problemas tem sido resolvidos.

É preciso elogiar.

Assim como em 15 de novembro de 1889, uma nova forma de parceria com a iniciativa privada, fez se necessária para a saúde pública funcionar em pleno 15 de novembro de 2011.
Os seres humanos profissionais que fazem o HMU funcionar estão de parabéns.
Viva o Dia da República!

Nenhum comentário:

Postar um comentário