terça-feira, 29 de maio de 2012

SANEAMENTO BÁSICO

Lamé elogia ETE Várzea do Palácio 

Vereador afirma que investir em saneamento básico é uma medida essencial para garantir a saúde da população

Vereador visita canteiro de obras da estação de tratamento
O vereador Lamé (PTdoB) elogiou o início das obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Várzea do Palácio nesta terça-feira (29) durante a visita monitorada ao local. O parlamentar destacou a importância de investir em saneamento básico como uma ação preventiva de saúde, beneficiando as próximas gerações. "Como cidadão, estou orgulhoso, porque se inicia uma obra que irá salvar vidas. Cuidando do saneamento básico, sem dúvida, evitaremos diversos problemas de saúde entre a população, afirmou.

Lamé parabenizou a iniciativa do prefeito Sebastião Almeida em investir em saneamento básico, porque se trata de um projeto realizado embaixo da terra, longe dos olhos do cidadão comum. O vereador caminhou pelo canteiro de obras junto do prefeito Almeida, o superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Afrânio de Paula Sobrinho, e o gerente de contrato do consórcio Queiroz Galvão / Ferreira Guedes, Lucas Padilha.

Lamé parabeniza o prefeito por investir em saneamento
A ETE localizada na Rua José Marques Prata, s/nº, próximo a rodovia Hélio Smidt, será responsável pelo tratamento de 15% dos esgotos, totalizando 50% da capacidade do município, contemplando os sistemas São João e Bonsucesso, respectivamente em operação desde setembro de 2010 e dezembro de 2011 (somando 35%). Além do tratamento de esgoto, a ETE Várzea do Palácio foi concebida para possibilitar a produção de água de reuso para fins industriais, após a conclusão da primeira fase da estação, prevista para maio de 2013.

O novo equipamento será construído com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, contando com a contrapartida de 5% do município, totalizando R$ 133 milhões. O valor contempla a implementação da estação de tratamento e também coletores-tronco, interceptores e três estações elevatórias de esgoto, obras que integram a ETE Várzea do Palácio.

Silas Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário