sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Apesar dos preconceitos...


EM DEFESA DA VERDADE, SEMPRE...

Em minhas andanças pelos bairros distantes de Guarulhos, na primeira semana de fevereiro fui surpreendido por familiares de dois pacientes, que elogiaram o Hospital Municipal de Urgências (HMU).

Acostumado a receber pedidos de socorro para a área da Saúde, que em geral é ineficiente e precária, confesso que fiquei perplexo e entusiasmado ao ouvir elogios e gratidão a um programa de Internação Domiciliar, adotado pelo HMU.

Explico
Doentes diagnosticados ficam em suas casas e recebem diariamente equipe de enfermagem e a cada dois dias a visita de um médico. O paciente é tratado em sua casa. Desta maneira desocupa um leito no hospital, deixa de correr risco de infecção hospitalar, além de tranquilizar psicologicamente o próprio paciente e sua família.

De imediato, liguei para o diretor do HMU e disse que sempre critiquei o atendimento no HMU , mas que desta vez era para elogiar e estimular o programa.(Eu já passei por lá diversas vezes para receber socorro médico)

No dia seguinte, apresentei uma Moção de Congratulação pelo bom atendimento do referido programa. Justifiquei que o Sistema Único de Saúde é o melhor do mundo capitalista como sistema público gratuito, nunca falei que é eficiente ou perfeito, disse ainda que sabemos que a Saúde não só em Guarulhos, mas no Brasil está na UTI, tem problemas sérios, mas que só criticar e xingar não resolve, precisa de soluções.

Ponderei que UM programa do HMU estava funcionando bem, recebendo grau de satisfação de usuários. Parabenizei os trabalhadores do HMU como forma de estimular o bom funcionário e a competência. Sugeri para que isso fosse implantado pelas demais unidades publicas de saúde.

É o que bastou para pessoas disseminar seus preconceitos, ódios e ofensas.

De uma vez por todas, enquanto existir um explorado e um oprimido, o mundo jamais será justo, muito menos a Saúde publica.

Importante: São condições prioritárias para a internação domiciliar: pacientes com idade superior a 65 anos com pelo menos três internações pela mesma causa/procedimento em um ano; pacientes portadores de condições crônicas tais como: insuficiência cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença vascular cerebral e diabetes; pacientes acometidos por trauma com fratura ou afecção ósteo-articular em recuperação: pacientes portadores de neoplasias malignas.

2 comentários:

  1. Sr. Lamé Vereador ser base deste governo do PT é concordar com todos os seus atos, concorda! Isto em todos os níveis e graus, como mensalão no Brasil e IPTU em Guarulhos etc me tal.
    Poderia nos explicar o que significa “VOTAR CONTRA” a Investigação das 14 Crianças Mortas no HMC?

    ResponderExcluir
  2. Sr. Lamé Vereador ser base deste governo do PT é concordar com todos os seus atos, concorda! Isto em todos os níveis e graus, como mensalão no Brasil e IPTU em Guarulhos etc me tal.
    Poderia nos explicar o que significa “VOTAR CONTRA” a Investigação das 14 Crianças Mortas no HMC?

    ResponderExcluir