quinta-feira, 6 de junho de 2013

CEI IDOSO

Comissão surpreende casas de repouso e avalia condições de atendimento
Duas instituições foram visitadas sem prévio aviso; vereadores consideraram o serviço satisfatório; outras casas serão avaliadas.
tamanho da fonte
05 de junho de 2013 - 14:59

por Waltair Martão

    foto Nico Rodrigues/CMG
Vereadores Lamé, Laércio e Samuel: Defender o idoso
é defender a própria vida
A Comissão Especial de Estudos, criada na Câmara para apurar denúncias de irregularidades em asilos, pensões, casas de repouso e similares, realizou sua primeira incursão em instituições de Guarulhos nesta segunda-feira (2). Foram visitadas de surpresa duas delas: a Monte Sinai, no Bom Clima, e a Santa Rosália, na Vila Galvão. “Queremos chamar a atenção da população para a necessidade de se cuidar adequadamente das pessoas que chegam a uma idade mais avançada, e ações como essa são importantes”, declarou o coordenador da Comissão, vereador Lamé (PTdoB).
Acompanhados de assessores e jornalistas de Guarulhos, a Comissão conversou com enfermeiras, funcionários, checou instalações e acomodações. A Monte Sinai, com duas casas ao lado do Hospital Municipal de Urgências (HMU), atende atualmente 17 pessoas; a Santa Rosália, 20. Ambientes limpos, usuários bem acomodados. Enfermeiras presentes, documentação em dia, um ou outro senão em relação a mais espaços e ventilação em alguns quartos. Em ambos os casos, um médico contratado faz visitas esporádicas, sendo que a Monte Sinai tem a vantagem de estar ao lado do Hospital Municipal de Urgências.
Os vereadores aprovaram o que viram. “Não existe instituição ideal para cuidar de idosos, que devem estar sempre junto de sua família, mas, levando-se em conta os serviços normalmente oferecidos, acreditamos que estas duas casas são satisfatórias”, afirmou Lamé.
Segundo o vereador Samuel Vasconcelos (PT), outro integrante da Comissão presente, esta ação não tem caráter punitivo. “Pretendemos orientar os responsáveis caso encontremos algum problema em termos de instalação, tratamento ou documentação”, explicou. Também esteve presente o vereador Laércio Sandes (MD).  
Serão produzidos relatórios constantes sobre o trabalho da equipe que deve durar pelo menos dois meses. Outras casas serão visitadas ao longo das próximas semanas. A ideia é que se faça um documento final, indicando ao poder público possíveis necessidades de intervenção em casas de repouso ou outro tipo de ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário