quinta-feira, 15 de maio de 2014

AUMENTA O NÚMERO DE VAGAS PARA CUIDADORAS DE IDOSOS



Uma matéria feita pelo portal de notícias IG, no dia 06 de maio, me chamou atenção. O texto mostra que a necessidade de cuidadoras de idosos no país, vem crescendo bastante nos últimos anos. No entanto, o número de profissionais na área não está acompanhando a demanda.

O crescimento se dá por conta da maior expectativa de vida dos brasileiros. Para ter uma ideia, em 1964 a expectativa de vida de um brasileiro (de ambos os sexos) era de 56,27 anos. Hoje, 50 anos depois, esta média subiu para 74,6.

Segundo o último Censo, cerca de 23 milhões de brasileiros têm 60 anos ou mais. Destes, 13% necessitam de ajuda para realizar algumas tarefas.  Geralmente esta ajuda vem de familiares, principalmente do cônjuge, mas na maioria dos casos, o marido ou a esposa também são idosos.

Como é de se esperar, esta responsabilidade passa para os filhos. Com a vida moderna que vivemos, os filhos acabam não dando conta dos cuidados já que é preciso trabalhar para sustentar a casa.

É aí que o papel de uma cuidadora se torna essencial. A família acaba fazendo uma ‘vaquinha’ para pagar alguém que cuide do parente necessitado de atenção especial.

Esta é uma área que vem crescendo a cada dia e também é uma excelente oportunidade de emprego para quem leva jeito em cuidar de pessoas, pois o serviço não é fácil e necessita de muito desprendimento e carinho.

Para ser uma cuidadora não precisa ser enfermeira, mas é bom se preparar com cursos profissionalizantes. Existem vários institutos que preparam este tipo de profissional, um deles é o Senac-SP (clique aqui para ir para a página deles). A média salarial é de R$1.500,00.

Outro problema, agora enfrentado pela família, é custear este gasto mensal sem mexer muito com o orçamento doméstico. Infelizmente não encontramos muitos recursos públicos para ajudar nesta condição.

É por isso que eu e minha equipe, juntamente com a Frente Parlamentar do Idoso (a qual sou presidente), estamos trabalhando para sanar este problema, e outros tantos, enfrentados pela pessoa idosa, afinal, aqueles que tanto nos deu merecem respeito e ter uma qualidade de vida digna e salutar.

  Vereador Lamé.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário