sábado, 23 de setembro de 2017

MARCAPASSO

Palestras alertam sobre prevenção e tratamento de doenças cardíacas

Ana Marques, Lameh Smeili e médicos da Unimed e da Prefeitura
Em comemoração ao Dia do Portador de Marcapasso, celebrado neste sábado, dia 23, especialistas em doenças cardíacas da Unimed Guarulhos e da Prefeitura de Guarulhos participaram de simpósio para discutir formas de prevenção e tratamento. O evento foi realizado nesta sexta-feira (22), no auditório da Unimed (avenida. Paulo Faccini, 900 – Macedo) e abordou os temas: “Marcapasso – de onde viemos e para onde vamos?”, “Marcapasso – tratamento ou prevenção” e “Marcapasso e a vida moderna”.

CAMINHADA

As comemorações prosseguem neste domingo, dia 24, com ação de saúde no Bosque Maia, a partir das 8h30. Cerca de 30 profissionais da área estarão aferindo a pressão arterial e o índice de massa corporal (IMC), além da análise de colesterol e glicemia. Também serão feitas atividades como alongamento e caminhada, com o intuito de lembrar a população sobre a importância da atividade física para a prevenção de doenças cardíacas.

Lameh Smeili, Irmã Nazaré e o Dr Dirceu
O cardiologista e organizador do evento, Dirceu Oscar Faelli Junior, informou que em Guarulhos tem 10 mil portadores de marcapasso e que o Brasil ocupa o primeiro lugar em mortes por insuficiência cardíaca. “É uma luta diária para conseguirmos nossos marcapassos. Promover atividades alusivas ao Dia do Portador de Marcapasso é uma motivação para fazer diagnóstico precoce das arritmias na população e incluir o portador dentro da sociedade, pois depois de implantado, ele é excluído. O que o departamento de estimulação cardíaca artificial quer mostrar é que um implantado pode ter vida normal”, afirmou o médico.

O secretário Sergio Iglesias, presente ao evento, afirmou que o Governo Guti quer prioridade na atenção básica e anunciou a inauguração da UPA Cumbica para dezembro. Já o secretário Lameh Smeili explicou que a prevenção é fundamental para a vida e os cuidados com a alimentação e prática de atividade física são formas eficazes de prevenir. A importância da participação da secretaria juntamente com a Saúde é colaborativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário