terça-feira, 24 de outubro de 2017

FÓRUM DIVERSIDADE

Cerca de 200 pessoas prestigiam 1º Fórum da Diversidade de Guarulhos 


O secretário Lameh Smeili e os subsecretários de Assuntos Difusos no 1º Fórum da Diversidade de Guarulhos
O 1º Fórum da Diversidade realizado pela Prefeitura de Guarulhos, sob a coordenação da Subsecretaria de Políticas da Diversidade, vinculada à Secretaria de Assuntos Difusos, reuniu cerca de 200 pessoas, na tarde desta terça-feira, dia 24, no auditório térreo da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), à rua Claudino Barbosa, 313, no Macedo. O evento, moderado por Luciana Marinatti, contou com cinco mesas temáticas que abordaram sobre inclusão das pessoas LGBT, saúde, trabalho, educação, jurídico, orientação sexual, identidade de gênero e outros assuntos de grande relevância.

Ana Marques e Lameh Smeili abrem o Fórum da Diversidade
Na abertura do Fórum, o secretário de Assuntos Difusos, Lameh Smeili, fez referência ao trabalho dos subsecretários presentes (Igualdade Racial, Acessibilidade e Inclusão, Idoso, Mulheres e Diversidade) e falou que a meta do Governo Guti é transformar a teoria em prática, referindo-se aos direitos garantidos que ainda não saíram do papel. “Temos que garantir que todos sejam respeitados”, ressaltou. Na oportunidade, Lameh informou que o prefeito Guti encaminhará projeto de Lei para a Câmara Municipal com mudança do nome da pasta para Secretaria de Direitos Humanos. “A preocupação do Governo Guti com o ser humano está acima do que tem sido a média nacional. Para o governo municipal o ser humano estará sempre em primeiro lugar”, ressaltou.

Já a subsecretária da Diversidade, Ana Maria Marques, disse que as dificuldades e os enfrentamentos desse público merecem reflexão e o fórum é um canal para debater os preconceitos, os avanços em educação, saúde e na legislação. “Vamos sair daqui com informação e formação a partir das demais mesas, como saúde e educação”, disse. 

Além disso, Ana Marques ressaltou que a Subsecretaria acolhe, escuta, modera e direciona as demandas às parcerias conquistadas, como o CIET, Defensoria Pública, OAB e órgãos de Saúde do município, que também passam a ter um olhar humanizado aos assistidos pela Diversidade. 

Participação

Na oportunidade, Ana Marques destacou a formação da primeira mesa com convidados LGBT (Raphaela Laet, Pietro Henrique, Josiane Rocha, Nando Pesoni e Douglas), que relataram suas experiências em relação às orientações sexuais e gênero.

O Fórum contou, ainda, com a participação de renomados especialistas das áreas de medicina, educação e direito, que dividiram suas experiências profissionais com o público, esclareceram dúvidas e apresentaram estatísticas sobre os atendimentos. Já a subsecretaria da Diversidade apresentou um balanço das atividades realizadas.
Público acompanhou atentamente as palestras e interagiu em todas as mesas temáticas

Fotos: Ellen Biavo

Nenhum comentário:

Postar um comentário