segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

ESTATÍSTICA

Prefeitura lança Caderno de Direitos Humanos


O prefeito Guti e o secretário Lameh Smeili destacaram a importância dos dados sobre Direitos Humanos
O prefeito Guti e o secretário de Assuntos Difusos, Lameh Smeili, lançaram nesta segunda-feira, dia 11, o Caderno de Direitos Humanos da Prefeitura de Guarulhos. A solenidade ocorreu no auditório da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), no Macedo, com a presença dos subsecretários Ana Marques (Diversidade), Walid Shuqair (Idoso), Anderson Guimarães (Igualdade Racial) e Toninho Messias (Acessibilidade e Inclusão). O subsecretário de Cultura, Adalmir Abreu, também prestigiou o evento, que foi idealizado a partir da necessidade de obter dados estatísticos das subsecretarias que compõem a Secretaria de Assuntos Difusos, criada no Governo Guti, por meio da lei 7550/2017. O Caderno traz informações, fotos e faz uma análise da importância de cada pasta, com suas especificidades, que contribuirão para melhorar as políticas públicas para a sociedade.

Durante o evento, o secretário Lameh Smeili lembrou que ao completar 69 anos da Declaração dos Direitos Humanos o que se vê é um retrocesso. “A corrupção é a coisa mais nociva aos direitos das pessoas. Porque direito humano é saúde pública, é vaga na escola, na creche. E quando a gente tem corrupção, essas coisas são reduzidas, diminuídas. É por isso que o combate a corrupção também é marca desse Governo”, ressaltou.

Lameh afirmou que o Caderno de Direitos Humanos, que contou com a colaboração das seis subsecretarias (Diversidade, Idoso, Igualdade Racial, Acessibilidade e Inclusão, Mulheres e Juventude) no levantamento dos dados, imagens e ações realizadas teve custo zero para a Prefeitura e contou com a parceria do Centro Integrado de Diagnóstico. “Esse Caderno é um alerta que estaremos vigilantes em defesa dos Direitos Humanos. É a representatividade do povo nas políticas públicas e a real demonstração do que está sendo feito em prol da defesa do ser humano em todas as esferas da sociedade: seja na luta da mulher, do negro, do índio, da população LGBT, do idoso, do deficiente ou da juventude”.

O prefeito Guti prestigiou o lançamento do Caderno e destacou a importância de apresentar números para a sociedade, para que não só o poder público, mas toda a sociedade se una para conscientizar, denunciar e combater alguns números alarmantes. Com base nos dados da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres referente ao Mapa da Violência, o prefeito acentuou os casos de lesão corporal que, em 2015, registrou 2811 casos e que somente no primeiro semestre de 2017, já somam 1336. “Infelizmente esse número não reflete a realidade, pois muitas mulheres que sofrem com a violência, não denunciam. Daí a importância da conscientização”, ressaltou o prefeito. “Só com muita atenção aos Direitos Humanos, só dando oportunidades, é só fazendo com que a gente se recupere de uma crise sem precedentes para que se consiga de fato vencer esses obstáculos”, ressaltou Guti.

O Caderno de Direitos Humanos poderá ser acessado no site da Prefeitura pelo endereço: http://www.guarulhos.sp.gov.br/secretarias/assuntos-difusos


CERTIFICADOS

O primeiro certificado, em braille, foi entregue para Vanessa, deficiente visual
A solenidade de lançamento do Caderno de Direitos Humanos culminou com a entrega do certificado do Curso de Políticas Públicas e Direitos Humanos, realizado pela Prefeitura de Guarulhos, por meio das parcerias entre a Secretaria de Assuntos Difusos e a Escola de Administração Pública Municipal (Esap), que contou com a participação de mais de 240 servidores. O curso foi promovido com sete palestras, ministradas por profissionais renomados de universidades públicas do País.

O curso teve como objetivo integrar e capacitar os funcionários da SAD e demais secretarias, apresentando um histórico dos Direitos Humanos no Brasil, bem como a importância das políticas públicas em efetivá-los. “Nós assumimos a Secretaria em 29 de maio e a primeira coisa que falamos é que não poderíamos ter servidores que não soubessem o que é igualdade racial, o que é respeito ao idoso, à diversidade, à mulher, às pessoas com deficiência, à juventude. E é por isso que a primeira coisa que nossa pasta fez foi instituir um curso de Políticas Públicas e Direitos Humanos, realizado por palestrantes de universidades renomadas e sem custo para os cofres públicos”, disse Lameh.


Fotos: Miguel Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário