Novas turmas iniciam curso sobre acessibilidade e inclusão
Participantes do curso saem para experiência de vivência |
A Prefeitura de Guarulhos iniciou hoje e prossegue nesta quinta-feira (25), na sede da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão,
vinculada à Secretaria de Assuntos Difusos, novas turmas de treinamento e
orientação de condutores e monitores do transporte escolar de crianças
com deficiência. A atividade, que conta com 65 pessoas inscritas,
abordará a melhor maneira de atender pessoas com deficiência.
Com duração de 8 horas, os participantes terão
noções básicas sobre utilização de técnicas adequadas no transporte e
abordagem de pessoas com deficiência; como multiplicar os saberes com
membros da família e do seu convívio social; de que maneira proporcionar
um atendimento digno aos seus clientes; como entender melhor os tipos
de deficiência e a dívida histórica que a sociedade tem em relação às
pessoas com deficiência.
Alunas vivenciaram deficiência visual no curso |
O
treinamento também incluirá as características gerais da população de
pessoas com deficiência; as terminologias corretas na abordagem; o papel
do transporte escolar na inclusão; histórico da pessoa com deficiência;
barreiras que impedem a inclusão; direitos e deveres da pessoa com
deficiência; tipos de deficiência e formas de abordagem. Além disso,
haverá uma vivência de empatia profunda e os participantes poderão
repensar suas práticas diante das dificuldades das pessoas com
deficiência.
Lameh enaltece o treinamento pela Acessibilidade |
O
secretário de Assuntos Difusos, Lameh Smeili, acompanhou e participou
do treinamento das turmas de 2017 e assegura que é uma atividade
enriquecedora para compreender o universo da inclusão. “Vivenciar o que
passa um deficiente físico, visual, auditivo ou cadeirante é importante
para entendermos melhor as dificuldades de cada um deles”, afirmou.
Já
o subsecretário de Acessibilidade e Inclusão, Toninho Messias,
formações como essa são capazes de contribuir para a diminuição das
desigualdades, além da garantia de um atendimento digno à pessoa com
deficiência. Quando um criança com deficiência chega até a escola, uma
janela de oportunidades se abre diante dela e isso é o que se espera da
verdadeira inclusão”, afirmou.
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