quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

PRECONCEITO

Lideranças discutem combate à intolerância religiosa durante encontro

Secretário Lameh Smeili representou o prefeito Guti no Encontro Inter-religioso

Encontro inter-religioso promovido nesta terça-feira, dia 30, pela Prefeitura de Guarulhos, por meio da Subsecretaria de Igualdade Racial (SIR), vinculada à Secretaria de Assuntos Difusos (SAD), e pelo Conselho de Promoção da Igualdade Racial (Compir), debateu o fim da intolerância religiosa.

O evento, que também celebrou o Dia Internacional de Combate à Intolerância Religiosa comemorado no dia 21 de janeiro, ocorreu no auditório da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), no Macedo, com a participação de representantes religiosos de diversos segmentos.

Na oportunidade, os líderes religiosos discutiram ações para combater as discriminações étnico-raciais e religiosas, bem como propostas para semear a cultura de paz. Em comum, os representantes ressaltaram o respeito mútuo que deve haver entre os seres humanos, independente de sua crença religiosa.

Lameh Smeili, Luzia Lacerda e Anderson Guimarães
O secretário de Assuntos Difusos, Lameh Smeili, que representou o prefeito Guti, afirmou que o estado brasileiro é laico. “A Prefeitura não tem religião. A Igualdade Racial tem uma missão árdua e difícil, mas gratificante. A SAD agrega todas as religiões”, disse. Para Lameh, é preciso ter tolerância às diversas religiões e todos devem ser respeitados nas suas escolhas.
Já o subsecretário de Igualdade Racial, Anderson Guimarães, agradeceu a participação de todos no encontro, em especial das representações que podem somar forças para avançar nas questões de políticas públicas da igualdade racial em Guarulhos.

Lideranças

Sheik Hussam Ahmad (esq.) e sheik Rodrigo Jalloul
 O encontro inter-religioso contou com a participação de Luzia Lacerda (Expo Religião/Rio de Janeiro), padre Antônio Bosco da Silva (Vigário Geral de Guarulhos), mãe Claudia de Oyá (presidente do Compir), mãe Nana de Yemanja (candomblé), pai Miguel de Xangô (Umbanda), pastor Eliel Leonardo Ramos (Assembleia de Deus), sheik Hussam Ahmad  El Boustani (presidente de honra do Centro Inter Fé das Américas para Diálogos e Educação), sheik Rodrigo Jalloul (Centro Islâmico Fátima), Indyamara Massaro (budista), Maria Nazaré Botana (Brahma Kumaris-SP), Marcos Goulart (kardecista – União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo-USE), Samuel Gomes de Lima (Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania), Alessandra Aparecida da Penha Santos (Seicho-no-ie do Brasil-Regional São Paulo/Guarulhos), Odair Aparecido Pinto (teológo – Assembleia de Deus). Também prestigiaram o evento, que foi abrilhantado pela Banda Soul da Paz, os vereadores Marcelo Seminaldo e Janete  Pietá (PT), vereadora Camila Godoi (Itapevi/SP) e Paula Regina Moutinho (OAB/Guarulhos - representante da Comissão para a Liberdade Religiosa).


Denúncia

Disque 100 para denúncias em todo território nacional. Em Guarulhos existe o SOS Racismo que recebe, acolhe, atende e encaminha denúncias de discriminação étnico-racial, religiosa ou intolerância correlata, por meio do e-mail: sosracismo@guarulhos.sp.gov.br. Mais informações pelo telefone: 2409-6843.

Fotos: Miguel Alves

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário