quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

ENFRENTAMENTO

Empoderamento e violência contra as mulheres são discutidos no Adamastor

Lameh destaca a importância das palestras para ampliar o conhecimento dos servidores
 A Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, vinculada a Secretaria de Assuntos Difusos, deu início ao penúltimo dia de palestras do 2º Ciclo de Palestras de Políticas Públicas e Direitos Humanos, na manhã desta quinta-feira, dia 22, no Adamastor Centro, com uma breve apresentação da subsecretaria, das Casas da Mulher Clara Maria e da Casa das Rosa, Margaridas e Betes, além de mostrar dados relacionados a violência contra às mulheres.

Para o secretário de Assuntos Difusos, Lameh Smeili, a missão dessas palestras é que cada subsecretaria aprenda um pouco da outra, para que assim, consigam juntas, encontrar as deficiências e corrigi-las. “Quanto mais conhecimento tivermos, mais a gente cresce como um todo. Essa é a chave para o sucesso”, afirmou.

Preocupação

Dados da violência assustam, diz assistente social 
Conduzida pela Assistente Social e servidora do Espaço Mulher do Pimentas, Fabiana Chimirri, a palestra trouxe dados alarmantes sobre casos de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher. Nas Casas das Rosas, Margaridas e Betes, no ano de 2017, 176 casos novos foram atendidos, sendo que destes, 31 demandaram vagas em abrigo, por ter potencial risco de morte à mulher e filhos. A palestrante mostrou que além da violência física, existe a violência psicológica, moral, patrimonial e sexual.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, de janeiro a julho do ano passado, 47 mulheres perderam a vida em Guarulhos vítima de violência, informou Fabiana. “E isso são dados de boletim direto. Há ainda muitos casos que não estão computados, porque não foram relatados”, ressaltou.

A palestrante também contou um pouco sobre os serviços prestados nas Casas da Mulher Clara Maria, que favorece a autonomia e emponderamento da mulher, por meio de atividades como corte e costura, cursos de pintura, rodas de conversa, o programa Ser Gestante, entre outros.

A atividade contou com a presença do secretário de Assuntos Difusos, Lameh Smeili, e dos subsecretários Walid Shuqair (Políticas para o Idoso), Verinha Souza (Políticas para as Mulheres), Ana Marques (Políticas da Diversidade) e Anderson Guimarães (Igualdade Racial).

Palestra final

O 2º Ciclo de Palestras sobre Políticas Públicas e Direitos Humanos se encerra na próxima terça-feira, dia 27, com a Subsecretaria de Políticas para o Idoso, no Auditório 7 - do Adamastor, na avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo, das 9h às 12h, em parceria com a Escola de Administração Pública Municipal (ESAP). Com o tema “Processo de Envelhecimento em Guarulhos”, a palestra será voltada a funcionários da SAD, demais servidores da Prefeitura e o público interessado nas temáticas apresentadas. Os servidores podem se inscrever por meio do portal do servidor (portaldoservidor.guarulhos.sp.gov.br). Para demais interessados, as inscrições são realizadas no local.


Nenhum comentário:

Postar um comentário