terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

IDOSO


Processo de envelhecimento  em Guarulhos encerra ciclo de palestras no Adamastor


Secretário de Assuntos Difusos, Lameh Smeili,  prestigia palestra da Subsecretaria de Políticas para o Idoso 
A Secretaria de Assuntos Difusos (SAD), por meio da Subsecretaria de Políticas para o Idoso (SPPI), encerrou, nesta terça-feira, dia 27, no Adamastor Centro, o 2º Ciclo de Palestras sobre Políticas Públicas e Direitos Humanos.
Esse ciclo de palestras teve como objetivo mostrar as barreiras enfrentadas, sensibilizar e desconstruir preconceitos, reforçar os conceitos corretos, apresentar as políticas públicas de equidade social, além dos serviços prestados pelas seis subsecretarias que compõe a SAD. 

Lameh ressalta a importância da qualidade de vida para o idoso
Para o secretário de Assuntos Difusos, Lameh Smeili, encerrar com um tema dedicado aos idosos é especial: “A gente nasce criança e morre criança. E a luta que temos em prol de uma vida digna, com qualidade, não beneficia só o idoso de hoje, mas o de amanhã também”, afirmou.

Na abertura da palestra, o subsecretário da SPPI, Walid Shuqair fez uma breve apresentação sobre os objetivos, demandas e a motivação que levou o atual governo a criar uma secretaria voltada exclusivamente para o atendimento ao idoso. “A população com mais de 60 anos cresce progressivamente e o poder público precisa, de alguma forma, estar preparado para acolher estes cidadãos, com respeito, assegurando os seus direitos”, concluiu.

O subsecretário apresentou dados que levam a refletir sobre o perfil do idoso: Segundo Mark Zuckerberg, 45% usam o Facebook, e, de acordo com o Instituto Data Popular, movimentam 400 bilhões de reais, o que prova que a ideia de idoso como ser fragilizado e antiquado é obsoleta. “O idoso de hoje está conectado, gosta de lazer, diversão e novos desafios”, ressaltou Shuqair.

O sociólogo Ricardo Antunes de Abreu, mostrou dados sobre expectativa de vida da população na cidade de Guarulhos por região e passou um dado surpreendente: segundo o IBGE, a expectativa de vida da população brasileira para 2050 é de 81,29 anos. Já o advogado Charlles Jaoude trouxe os principais artigos da legislação, presentes no Estatuto do Idoso, para mostrar todos os direitos conquistados.

Dança Sênior movimentou os participantes da palestra
A manhã também contou com a participação da psicóloga Alice Ayako Hori do Centro de Referência à Saúde do Idoso – CERESI, que ensinou um pouco sobre a dança sênior, explicando sua funcionalidade e importância para um envelhecimento ativo e saudável. Para contemplar sua fala, todos os participantes puderam, juntamente com o grupo de dança sênior, estimular a mobilidade e compreender que um corpo em movimento é sinônimo de longevidade.

A palestra foi prestigiada pela secretária adjunta de Desenvolvimento e Assistência Social, Claúdia Papotto, pelos subsecretários Anderson Guimarães (Igualdade Racial) e Ana Marques (Diversidade), pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, João Batista Nunes, e pelo casal vencedor do último Miss e Mister Melhor Idade, Maria de Fátima e Ivo de Souza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário