quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

JUVENTUDE


Palestra faz reflexões sobre o futuro do jovem


Secretário Lameh acompanha dados sobre o perfil do jovem
Com reflexões em relação ao jovem, a Subsecretaria da Juventude, vinculada a Secretaria de Assuntos Difusos, apresentou, nesta terça-feira, dia 20, na quarta palestra do 2º Ciclo de Palestras de Políticas Públicas e Direitos Humanos, as ações, os projetos e o perfil do jovem brasileiro. A atividade ocorreu no Adamastor Centro, no Macedo, e contou com a presença do secretário de Assuntos Difusos, Lameh Smeili, e dos subsecretários Erick Watanabe (Juventude) e Anderson Guimarães (Igualdade Racial).

O secretário Lameh parafraseou a poeta Clarice Lispector na abertura do evento, "Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe". Segundo Lameh, a frase da poeta exemplifica bem o que está sendo ensinado em cada dia de curso. "Cada subsecretaria que caminha junto com a outra pode fazer ainda melhor", ressaltou.

Palestra reuniu servidores da SAD e outras secretarias
Conduzida pelos servidores William Ferreira e Leo Barbosa, a palestra apresentou por meio de depoimentos ficcionais as realidades do cotidiano do jovem, suas angústias e sonhos. A Subsecretaria também destacou pontos importantes do Estatuto da Juventude além de resultados de pesquisas sobre quem são e o que querem os jovens. Barbosa ressaltou que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o jovem está na faixa etária de 15 a 24 anos; já o Brasil amplia a idade para 29 anos.

Segundo o IBGE, o Brasil tem atualmente cerca de 50,2 milhões de jovens”, disse Barbosa. E, na oportunidade, apontou alguns erros que não se pode cometer com o jovem, entre eles: encarar a juventude apenas como fase de transição; subestimar ou superestimar o jovem e tomar a juventude de hoje pela de ontem. Todas as reflexões propostas contaram com o apoio dos participantes, que enalteceram o conteúdo apresentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário