quinta-feira, 14 de junho de 2018

Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é levada às escolas

Diretores de escolas e alunos engrossam Campanha promovida pela  Secretaria de Assuntos Difusos

Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado nesta sexta-feira (15), e com o objetivo de criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, a Secretaria de Assuntos Difusos, por meio da Subsecretaria de Políticas para o Idoso (SPPI), completou mais uma etapa da campanha permanente sobre essa temática.
Durante o I Encontro Integrado de 2018, realizado pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e voltado aos diretores das Escolas da Prefeitura de Guarulhos, que ocorreu, nesta quinta-feira (14), no Centro Municipal de Educação Adamastor, no Macedo, a diretora do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas, Zenaide Evangelista Clemente Cobuccio, abriu espaço para o secretário de Assuntos Difusos, Lameh Smeili, e o subsecretário da SPPI, Walid Shuqair, falassem sobre a importância em incentivar a criança a conviver e respeitar a pessoa idosa.
O secretário ressaltou que a proteção ao idoso é uma obrigação familiar, que inclui filhos e outros parentes. “Lembramos que todos nós um dia seremos idosos. Peço que esse assunto seja levado muito a sério nas escolas públicas e que as nossas crianças sejam educadas a permanentemente respeitar o idoso”.
Já o subsecretário da SPPI, disse que a campanha propõe conscientizar sobre a relação, o respeito e o carinho da criança com seus pais e avós. “Muitos netos moram ou convivem com os avós e, por isso, é importante proporcionar aos alunos a integração e a convivência na família e na vida social da pessoa idosa”, ressaltou Shuqair. As formas mais comuns de violência contra o idoso também foram apontadas pelo subsecretário, com ênfase para a violência física, psicológica, sexual, abandono, negligência, financeira ou econômica e autonegligência.
Sugestões
O desenvolvimento de atividades lúdicas, para melhorar a interação dos alunos com a pessoa idosa; palestra sobre os direitos da pessoa idosa; cartilha ilustrativa de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa; visitas às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI); redação sobre o tema; Concurso de fotografia foram sugestões apresentadas pelo subsecretário da SPPI aos diretores de escolas para envolver os alunos na campanha permanente.

Multiplicadores 
 
As palestras promovidas para alunos e professores das escolas estaduais Roberto Alves dos Santos (Vila Barros) e Padre Conrado (Bom Clima), durante a semana, com a participação da equipe da subsecretaria e de João Batista Nunes (ex-presidente do Conselho Municipal do Direito da Pessoa Idosa – CMDPI) e (Regislaine Leôncio Pereira (assistente social da Secretaria da Saúde) reuniu cerca de 120 alunos que serão multiplicadores da campanha.

No próximo dia 20, a campanha prossegue com uma Roda de Conversas, palestras e apresentações culturais no CEU Presidente Dutra, na rua Maria de Paula Mota, 100, Jardim Presidente Dutra, das 9h30 às 12h, com representantes de instituições de atendimento e acolhimento de idosos, entidades de defesa da pessoa idosa, grupos organizados de 3ª Idade, estudantes universitários e público em geral.



Nenhum comentário:

Postar um comentário