sexta-feira, 29 de junho de 2018

Fórum Paulista discute sobre conscientização do envelhecimento


Participantes retrataram a realidade do idoso 



Secretário Lameh Smeili fala dos direitos da pessoa idosa
As ações e programas da Subsecretaria de Políticas para o Idoso (SPPI), vinculada à Secretaria de Assuntos Difusos (SAD), foram apresentadas no Fórum Paulista da Sociedade Civil de Conscientização do Envelhecimento Alto Tietê, realizado nesta sexta-feira (29), no Centro Municipal de Educação Adamastor, no Macedo, com apoio da Prefeitura de Guarulhos, Acolher Instituto de Desenvolvimento, Jornal da 3ª Idade e outros.

Dança Sênior com voluntários de entidades envolve participantes
Com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a temática do envelhecimento em todos os aspectos (social, político, econômico, cultural e esportivo), o evento debateu: “A violência contra a pessoa idosa” e a “Implantação do Artigo 22 do Estatuto do Idoso”, que prevê no texto a inclusão do tema envelhecimento nos currículos escolares. Para tratar desses temas foram convidados o psicólogo José Carlos Ferrigno, doutor em Psicologia Social e especialista em Gerontologia, e o advogado Bahij Amim Aur, representante da OAB no Conselho Nacional do Idoso. A atividade contou, ainda, com apresentações de Dança Sênior e Dança Cigana.

Público acompanha atentamente a Dança Sênior 
O evento propôs manter estratégias de articulação entre os demais fóruns da sociedade civil pelos direitos da pessoa idosa, na perspectiva de unificação das lutas com outros espaços públicos e movimentos sociais. “A proposta é convidar as cidades do Alto Tietê para essa discussão”, afirmou a jornalista Hermínia Brandão, do Jornal da 3ª Idade, que agradeceu a presença de representantes das cidades de Americana, São Paulo, Mogi das Cruzes e São Bernardo do Campo.

INICIATIVA

O secretário de Assuntos Difusos, Lameh Smeili, lembrou que neste ano a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos e que o fórum contribuirá para o desenvolvimento de políticas públicas em defesa da pessoa idosa. “A Secretaria de Políticas para o Idoso criou o projeto Casa do Acolhimento, que depende de recursos para ser viabilizado. É triste a situação de idosos que não têm para onde ir ao deixar um hospital, por exemplo”, disse Lameh.

Waild Shuqair, subsecretário do Idoso, afirmou que é preciso trabalhar em prol do envelhecimento ativo para melhorar a qualidade de vida desta população, que tem migrado para outras cidades em busca de mais condições de saúde e outros benefícios.




Nenhum comentário:

Postar um comentário