sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Novembro Negro encerra com palestra sobre as formas de racismo

Da esq. p/ dir: Professor  Hélio Santos, Lameh Smeili e Anderson Guimarães

A “Mesa de debate: A importância da abordagem racial para a tomada de decisão”, com palestra do professor Dr. Hélio de Souza Santos, no auditório da Secretaria de Educação, nesta sexta-feira (7),  marcou o encerramento do Novembro Negro, que contou com 27 atividades, seis exposições e a participação de, aproximadamente, 2 mil pessoas na agenda do Mês da Consciência Negra, uma atividade promovida pela Prefeitura de Guarulhos, por meio da Subsecretaria da Igualdade Racial, vinculada à Secretaria de Direitos Humanos.

O professor destacou os diversos tipos de racismo, com destaque para o Institucional e o Estrutural, abordou as diferenças entre preconceito, racismo e discriminação, além de questões étnico-raciais e seus potenciais desdobramentos na elaboração, implementação e avaliação das políticas públicas. “As desigualdades definem o Brasil”, ressaltou Santos.

Na oportunidade, o professor apontou a importância do índio e da população negra na construção do Brasil. Ao abordar sobre diversidade étnico-racial, Santos informou que 54% da população são de negros, 45% de brancos e 1% de outros. “Na Grande São Paulo, 1/3 da população é negra e em Guarulhos representam 45%. Isso justifica estar aqui hoje falando sobre esse tema. É importante trazer conceitos sobre racismo para as discussões”, enfatizou.

O secretário de Direitos Humanos, Lameh Smeili, em nome do prefeito Guti, enalteceu a qualidade da palestra do professor Hélio Santos, com informações que classificou importantes para a mesa de debates. Com o provérbio árabe islâmico: “Não existe riqueza maior que a razão e a pior pobreza é a ignorância”, o secretário lamentou as desigualdades  no país e na cidade de Guarulhos, bem como a incompreensão sobre o papel dos Direitos Humanos.

Na oportunidade, Lameh convidou  o professor para voltar ao município na próxima terça-feira (11), no Adamastor Centro, por ocasião do 1º Fórum de Direitos Humanos, que lembrará os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Palestrante

O professor Hélio de Souza Santos tem doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo – USP. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação do ISEO – Instituto Superior de Educação Ocidemnte (Salvador/BA).




Nenhum comentário:

Postar um comentário