terça-feira, 14 de maio de 2019

No mês de Ramadan, Islam Solidário leva atendimento médico ao Pimentas 

Cerca de 15 mil pessoas foram atendidas no Islam Solidário
No último sábado (11), aconteceu a primeira edição de 2019 da ação social, Islam Solidário, organizada pela FAMBRAS – Federação das Associações Muçulmanas do Brasil em parceria com a Fundação Mohamed Bin Rashid Al Maktoum, a Prefeitura de Guarulhos, o Consulado Geral dos Emirados Árabes Unidos e o Colégio 24 de Março.

Médico do Sírio Libanês, Dr Aly Yassine, atendeu casos delicados
A ação social levou atendimento médico e atividades de lazer e cultura para a comunidade de Cidade Tupinambá, região carente do município de Guarulhos. Cerca de 15 mil pessoas foram atendidas pelos médicos e enfermeiros que trabalharam de maneira totalmente voluntária. “Fizemos diagnósticos de muitas pessoas que não sabiam que tinham diabetes, muitas pessoas que não sabiam que eram hipertensas e esses diagnósticos mudam radicalmente o processo de tratamento. Sou pediatra e pude atender também muitas crianças, duas delas foram encaminhadas para internação com quadro de pneumonia. Tudo isso só foi possível graças a estrutura montada pela FAMBRAS e por todos que se uniram para organizar essa ação” declarou Dr. Aly Said Yassine.

Exames oftalmológicos foram um dos mais procurados pela população
O ponto alto do evento foi a realização dos exames oftalmológicos com distribuição gratuita de óculos, alguns moradores chegaram a passar a madrugada na fila para garantir o atendimento. Diagnosticada com 19 graus de miopia, Rosângela Pereira conseguiu fazer os óculos que estava precisando há anos. “Eu já tinha feito alguns exames, mas não conseguia comprar os óculos, por conta do grau muito alto, ficava sempre muito caro. O atendimento aqui foi ótimo, estou muito satisfeita, vai realmente mudar minha vida”, afirmou. 

Capoeira foi uma das atrações da ação solidária
As atividades de cultura e lazer deixaram o dia muito mais especial, com brinquedos infláveis, escultura de bexigas e distribuição de livros e gibis – e a participação especial do personagem Khalil –, as crianças puderam se divertir muito. Além disso, também fez parte da programação cultural do evento, apresentações de ballet, karatê, capoeira e tribo indígena. 

“Enquanto muçulmano, me sinto muito feliz por poder contribuir com essa população tão sofrida. Neste bairro existem aproximadamente 700 mil habitantes, é uma população muito carente. Proporcionar alegria para essas pessoas com mais de 17 modalidades de exames e atividades de lazer e cultura é muito gratificante, isso vai de encontro com a premissa do Islam que é a de ajudar o próximo”, declarou Dr. Ali Hussein El Zoghbi, vice-presidente da Federação.

Inauguração do Centro de Referência em Direitos Humanos 

O dia foi marcado, também, pela inauguração do Centro de Referência em Direitos Humanos – Pimentas (CRDH). A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Guarulhos com o Governo do Estado de São Paulo. O CRDH funcionará no Centro de Integração da Cidadania (CIC), onde já funcionam os postos do CIET, Procon, Fácil, Cras, Creas e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Esporte e Lazer. 

Lameh inaugurou o Centro de Referência e foi voluntário  na ação
De acordo com o Secretário de Direitos Humanos do município, Lameh Smeili, o Centro de Referência em Direitos Humanos é um equipamento voltado para garantir os direitos das populações historicamente discriminadas. “Aqui teremos acolhimento e orientação sobre os diversos serviços já desenvolvidos no município”, afirmou Lameh.

O CRDH também será um canal de comunicação da população da região com as subsecretarias de Acessibilidade e Inclusão; Igualdade Racial; Juventude; Diversidade; Mulheres e Idosos, todas vinculadas à Secretaria de Direitos Humanos.

Diversos exames preventivos foram realizados
A criançada brincou a vontade durante a ação
Pessoas aguardaram atendimento para vários exames


Fonte: Fambras
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário