quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Guarulhos inicia o 3º Ciclo de Palestras sobre políticas públicas e direitos humanos

Secretário Lameh Smeili destaca a importância das palestras para as ações em direitos humanos
A Prefeitura de Guarulhos iniciou nesta terça-feira (6) o 3º Ciclo de Palestras: Políticas Públicas e Direitos Humanos. Neste primeiro encontro, realizado no auditório da Secretaria de Educação, no Macedo, o tema Formulação e Implementação de Políticas Públicas de Direitos Humanos foi abordado em duas palestras para cerca de 80 pessoas. O ciclo prevê mais dois encontros, em setembro e outubro, e as palestras têm o objetivo de capacitar servidores públicos, conselheiros e funcionários de entidades prestadoras de serviços que atuam com direitos humanos na cidade em conhecimento acerca de políticas públicas.

Palestrantes Bruno Martins Soares e Haroldo Jun Tani
O ciclo é organizado pela Secretaria de Direitos Humanos e a primeira palestra tratou sobre a experiência do Núcleo de Atendimento a Vítimas de Crimes Violentos de Minas Gerais, explanada por Bruno Martins Soares, mestre em direitos humanos pela Universidade de São Paulo e analista de Políticas Públicas na Prefeitura de São Paulo. Já a segunda abordou a metodologia de revisão do Programa Estadual de Direitos Humanos, ministrada por Haroldo Jun Tani, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo.

Os palestrantes apresentaram metodologias, programas, ações, experiências e desafios na área de direitos humanos, bem como responderam a questionamentos do público sobre vários aspectos envolvendo pessoas em situação de vulnerabilidade, decorrente de diferentes fatores.

O secretário de Direitos Humanos de Guarulhos, Lameh Smeili, alertou sobre os altos índices de violência, principalmente nos bairros Pimentas e Bonsucesso, e ressaltou que levou ao secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o general João Camilo Pires de Campos, a necessidade de criação de uma delegacia da mulher na região Pimentas. Além disso, o secretário observou que, desde o regime militar, o entendimento sobre direitos humanos começou errado e assim continuou. "Nós temos que provar que política pública não é nada disso. Política pública é garantia de vaga na creche, de médico no equipamento de saúde”, ressaltou Lameh.

Publicação

Participantes receberam exemplares do livro do primeiro ciclo
A Secretaria de Direitos Humanos entregou aos participantes do evento o livro do 1º Ciclo de Palestras Políticas Públicas e Direitos Humanos, realizado em 2017, que contou com os palestrantes Eduardo Suplicy, vereador e ex-secretário de Direitos Humanos de São Paulo, José Carlos Vaz, professor do curso de gestão de políticas públicas da USP, Mário Aquino Alves, professor de administração pública e governo da FGV, Eduardo Valério, promotor de direitos humanos do Ministério Público de São Paulo, Alexandre Piero, professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e mestrando em políticas públicas pela UFABC, Tamara Crantschaninov, doutoranda em administração pública e governo pela FGV-SP, e Wagner de Melo Romão, professor de ciência política da Unicamp.

Lameh Smeili e os palestrantes do 3º Ciclo, Haroldo e Bruno 

Livro tem a participação dos convidados do 1º Ciclo de Palestras 



Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário