sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Três legendas reúnem o maior número de filiados na cidade

Lameh Smeili diz que o MDB é um partido de definição
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou recentemente que em Guarulhos, dos 847.876 eleitores aptos a votar, 92.470 possuem filiação partidária. A maioria, segundo atualização das Estatísticas do Eleitorado divulgada no final de setembro, faz parte dos quadros de filiados do Partido dos Trabalhadores (PT), com 15.338 membros; Movimento Democrático Brasileiro (MDB), com 14.923 filiados; e do Avante, com 7.491 eleitores.

Na Câmara Municipal, o PT conta com sete vereadores e é dono da maior bancada. De acordo com a presidente do partido, Genilda Bernardes, o considerável número de filiados do partido em Guarulhos é consequência de um conjunto de fatores. “O PT não faz nada específico para atrair seus filiados, já que temos um programa partidário claro, cujos programas e bandeiras deixam evidente nossa opção ideológica. Nascemos dos movimentos populares, sociais e sindicais, por isso temos enraizamento. Além disso, fazemos a defesa clara pelos que mais precisam e temos uma vida partidária viva que não se reúne só em períodos eleitorais”, explicou. 

O presidente de honra do MDB, Lamé Smaili, ressaltou que seu partido colhe os frutos por ser forte e um dos únicos em Guarulhos a tomar decisões respeitando o próprio estatuto: “O MDB é hoje o fiel da balança, seja no cenário nacional, estadual ou municipal. É um partido que define nas horas difíceis. É natural que partidos como esse tenham um número considerável de filiados. O trabalho partidário feito por nós hoje na cidade é sério. Além do PT, o MDB é o único partido que tem diretório eleito conforme a constituição, com data de validade registrada no TSE”, destacou. 

Já Wagner Franco, presidente do Avante no município, lembrou que o partido é oriundo do Partido Trabalhista do Brasil (PT do B) e que o fato de ter mais de 7 mil filiados em Guarulhos está diretamente ligado a um trabalho intensivo executado nesses últimos dois anos com a nova identidade: “Em todas as cidades houve a migração automática dos filiados. Quando assumi a sigla, havia 5.490 filiados em 26 anos de história. Em um pouco mais de dois anos crescemos cerca de 40 %, com muito trabalho de toda executiva e nossos novos filiados. Com a mudança do comando e seus novos pilares, a adesão vem crescendo e muito”, finalizou.

Texto: Jonathan Silva /Tribuna de Guarulhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário