]A implantação do sistema de pedágio eletrônico — conhecido como Free Flow — nas rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias, em Guarulhos, levou o vereador Lamé (PCdoB) a Brasília semana passada. 

O parlamentar se reuniu com o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Alex Azevedo, para discutir os impactos do novo modelo de cobrança sobre os motoristas que utilizam as vias diariamente.


Durante o encontro, Lamé trouxe uma boa notícia aos guarulhenses: os usuários frequentes, que passam diariamente pelos pontos de cobrança, terão 90% de desconto na tarifa do pedágio eletrônico.


O vereador destacou, porém, que a medida ainda não é o ideal. “O correto seria que não houvesse pedágio em trechos urbanos como os de Guarulhos. Mas, diante da implantação do sistema, o desconto de 90% representa um avanço importante e uma boa notícia inicial para os trabalhadores que dependem dessas rodovias todos os dias”, afirmou.


Recém-empossado após sabatina e aprovação no Senado Federal, Alex Azevedo assumiu recentemente a diretoria da ANTT, com mandato de cinco anos. Ele ressaltou que os contratos relacionados à instalação dos pedágios eletrônicos são de gestões anteriores, mas garantiu estar comprometido em buscar soluções equilibradas e justas para os usuários.


O diretor também se colocou à disposição, juntamente com sua equipe técnica, para vir a Guarulhos e prestar esclarecimentos aos vereadores e à população sobre o funcionamento do sistema Free Flow, os critérios de cobrança e os mecanismos de desconto.


O Free Flow é um modelo moderno de pedágio sem praças físicas. A cobrança é feita de forma automática, por meio de sensores e câmeras instalados sobre a via, que identificam a placa dos veículos e registram a passagem eletronicamente.


Segundo Lamé, o diálogo aberto com a ANTT é fundamental para garantir que o novo sistema não penalize os motoristas locais. A expectativa é de que, nas próximas semanas, a Agência divulgue mais detalhes sobre o cronograma de implantação e as regras para o cadastro dos usuários frequentes.