terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

MOÇÃO EM APOIO À FAIXA DE GAZA

Lamé pede apoio da Câmara para com a Missão Humanitária à Faixa de Gaza 

Da Assessoria de Imprensa

O Vereador Lamé entrou nesta segunda-feira (23) na câmara municipal de Guarulhos, com uma Moção de Apoio para com A Missão Humanitária à Faixa de Gaza, que está prevista para acontecer entre os dias 31 de março e 05 de abril de 2015.

O pedido leva em conta a situação de extrema miséria da população e os constantes ataques sofridos por parte de Israel.

A Faixa de Gaza é um território palestino que foi ocupado por Israel de 1967 até 2007. Hoje a área é controlado pelo Hamas.

“Considerando, o registro de vítimas fatais pela falta de abrigo contra o frio, pois os palestinos ficam diariamente até 18 horas sem energia elétrica, devido à infraestrutura local ter sido seriamente danificada. Esgotos correm a céu aberto em razão dos impactos sobre a rede de saneamento”, disse Lamé em um trecho da moção.

A Faixa de Gaza tem cerca de 365 Km² e uma população de 1,7 milhão de pessoas, o que torna o local com o maior número de habitantes por quilometro quadrado no planeta. A maioria é nascida no território, mas muitos são refugiados da ocupação de Israel.

Leia a moção na integra:
 

Considerando, o apoio de organizações brasileiras à realização de missão humanitária a Gaza, território palestino ocupado e que referida missão está prevista para ocorrer entre os dias 31 de março e 5 de abril, deste ano, após o Fórum Social Mundial na Tunísia;

 Considerando, que a missão foi aprovada pelo Conselho Internacional desse evento em proposta encaminhada por organizações brasileiras, como um gesto de solidariedade ao encontro das pautas e campanhas históricas que norteiam o Fórum Social Mundial e que organizações internacionais endossam a sua realização neste momento de emergência humanitária em Gaza;

Considerando, que após a última ofensiva em Gaza, entre julho e agosto de 2014, a crise humanitária na estreita faixa se agravou sensivelmente e, até o momento, mais de 100.000 (cem mil) palestinos não têm como retornar às suas casas, em razão da destruição causada pelos bombardeios;

Considerando, o registro de vítimas fatais pela falta de abrigo contra o frio, pois os palestinos ficam diariamente até 18 horas sem energia elétrica, devido à infraestrutura local ter sido seriamente danificada. Esgotos correm a céu aberto em razão dos impactos sobre a rede de saneamento.

Considerando, que, sobretudo crianças e mulheres, sofrem com essa situação, já que vinte e seis escolas e alguns hospitais foram destruídos;

Considerando, o agravamento desse quadro, que perdura há sete anos contados do bloqueio à população de Gaza e que restringe a circulação de suprimentos fundamentais à sobrevivência, inclusive alimentos e medicamentos. Ainda, mais da metade das crianças que ali vivem sofrem de anemia e 10% tem desenvolvimento comprometido por desnutrição, assim como, metade das mulheres grávidas ficam impedidas ou limitadas de realizar o pré-natal.

Considerando, que a missão humanitária a Gaza, aprovada pelo Conselho Internacional do Forum Social Mundial, demonstra a preocupação do Brasil em contribuir para minimizar essa situação e promover um gesto simbólico de solidariedade aos palestinos que enfrentam cotidianamente essa triste realidade. E, principalmente, em legítima defesa dos direitos humanos.

Diante de todo o exposto,

REQUEIRO, após ouvido e aprovado pelo Douto Plenário, a inserção na Ata dos Trabalhos Legislativos desta Sessão Ordinária de MOÇÃO DE APOIO para com A MISSÃO HUMANITÁRIA A FAIXA DE GAZA, que acontecerá entre os dias 31 de março e 05 de abril de 2015, pela demonstração de assistência humanitária e legítima defesa dos direitos humanos, aos quais todos os seres humanos do nosso planeta possuem direito.

Ver. Lamé

Nenhum comentário:

Postar um comentário