sábado, 9 de fevereiro de 2013

UNIFESP


 DIÁRIO DE GUARULHOS - 08 de fevereiro de 2013 • 13h00 • atualizado às 16h07.
Soraya Smaili já é oficialmente a reitora da Unifesp, a partir desta sexta

Da Redação
Eleição de Soraya foi confirmada pelo Conselho Universitário - Divulgação
Soraya é a primeira mulher a dirigir a UNIFESP

A Unifesp- Universidade Federal de São Paulo – já está sob nova direção a partir desta sexta-feira (8).
A professora Soraya Smaili é a primeira reitora da universidade. Ela ficou em primeiro lugar na eleição da comunidade universitária (professores, estudantes e funcionários de seis campi), em outubro do ano passado. Teve 39% dos votos ponderados. 

A vice-reitora também é uma mulher. É a professora Valéria Petri. Substituíram os professores Walter Manna Albertoni, reitor, e Ricardo Smith, vice. 

A nomeação de Soraya e Valéria foi publicada no “Diário Oficial da União” do dia 5. A posse oficial foi na quinta-feira (7), em Brasília. 

A cerimônia de transmissão do cargo foi confirmada nesta sexta (8) pela Unifesp. Será no dia 26 de fevereiro, às 9h, no Teatro Marcos Lindenberg, na Rua Botucatu, 862, Vila Clementino, em São Paulo. 

A Unifesp tem seis campi, entre eles o do bairro do Pimentas, em Guarulhos. Os demais são em Santos, Diadema, São José dos Campos e Osasco, além da sede em São Paulo. 


PERFIL DA REITORA
Soraya Soubhi Smaili é formada em farmácia e bioquímica pela Universidade de São Paulo (1985). Fez mestrado e doutorado em farmacologia pela Escola Paulista de Medicina - Unifesp. 

Seu pós-doutorado foi na Thomas Jefferson University (1997) e no National Institutes of Health (NIH) (1998-1999), EUA. 

Concluiu a livre-docência na Unifesp, em 2005. É professora da Unifesp desde 1992, em regime de dedicação exclusiva. 

Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Unifesp (2006 a 2012). É coordenadora do Laboratório de Sinalização de Cálcio e Morte Celular e do Laboratório Multiusuários de Microscopia Confocal da EPM/Unifesp. 

Foi presidente da Associação dos Docentes da Unifesp (2001-2003). É diretora da Sociedade Internacional de Morte Celular (ICDS), desde 2004, e membro convidado da Sociedade Europeia de Morte Celular. 


PERFIL DA VICE
Valéria Petri formou-se em medicina pela Escola Paulista de Medicina (EPM, 1973). É professora da EPM-Unifesp desde 1975 professora titular desde 1996. 

Fez mestrado e doutorado em microbiologia e imunologia (1982) e livre-docência na Escola Paulista de Medicina (1992). 

Na década de 80, foi uma das primeiras profissionais a descrever as afecções dermatológicas ligadas à Aids. 

Foi vice-chefe do Departamento de Dermatologia da EPM-Unifesp de 1996 a 2002. É consultora da Secretaria de Estado da Saúde nas áreas de psoríase, vitiligo, hanseníase e adolescência.
Em 2004, recebeu da revista “Forbes” um prêmio de destaque como uma das três mulheres mais influentes da área de medicina e saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário