terça-feira, 18 de novembro de 2014

PL DA SACOLINHAS PLÁSTICAS

Lei das Sacolinhas plásticas segue para comissões técnicas

Da Assessoria de Imprensa
A distribuição de sacolinhas plásticas em supermercados, foi deliberada na sessão desta terça-feira (18), na câmara dos vereadores de Guarulhos, e segue para a apreciação das comissões parlamentares.  O Projeto de Lei (PL) é de nº 4563/2014, de autoria do vereador Lamé, e quer a substituição das sacolas plásticas por outras de papel ou material inofensivo a natureza.


Há tempo se discute o caso das sacolinhas plásticas em supermercados e há muito se sabe o quão prejudicial elas são para o meio ambiente.

O plástico é derivado de petróleo e sua fabricação
contribui com o aquecimento global. Seu descarte como saco de lixo é agressivo, já que demora séculos para se decompor.

Além disso, estas sacolas, geralmente, vão parar em bueiros e canalizações de esgoto, entupindo-os. Assim se tornaram uma das principais responsáveis por enchentes e outras catástrofes naturais.

E mesmo que algumas sacolinhas passem pelos bueiros e dutos, acabam em rios e chegam até o mar, matando animais por asfixia. Milhares de animais marinhos foram encontrados mortos com as barrigas cheias de pedaços de sacolinhas plásticas e outros derivados do petróleo.
Produtos plásticos agridem o meio ambiente desde a produção ao descarte.

Para o Vereador Lamé, o PL é uma medida para minimizar a agressão ao planeta Terra.

“Não devemos nos acovardar diante de situações que tornarão a terra um lugar ruim para nossos filhos e netos, é por eles que trabalhamos e é por eles que este PL foi elaborado”, disse Lamé.

Ele ainda completou: “Nós sabemos que as sacolinhas facilitam a vida do consumidor. Uma forma de resolver o problema é substitui-las por sacolas reutilizáveis e
tornar seu uso um hábito. O assunto é sério e devemos nos conscientizar o quanto antes”.  


Imprensa

Este PL acabou saindo na imprensa, no jornal Guarulhos Hoje, tamanha sua importância para a nossa cidade. O impacto ambiental deve ser levado em consideração.

“Estamos felizes em ver este assunto retornar a pauta. Não devemos recuar às conquistas em prol do meio ambiente. Somos responsáveis pelo mundo de amanhã, é por isso que devemos tomar uma atitude hoje”, disse o vereador Lamé. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário