sexta-feira, 8 de junho de 2018

Assuntos Difusos apresenta ações e projetos em audiência da LDO

Secretário Lameh Smeili explicou o orçamento e as ações

Os projetos e programas da Secretaria de Assuntos Difusos (SAD) foram os destaques apresentados na audiência da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) realizada nesta sexta-feira (8), na Câmara Municipal, pelo secretário da pasta, Lameh Smeili. Em sua explanação, Lameh ressaltou que a SAD, que terá orçamento de R$ 9.638.036,15, em 2019, formula as políticas públicas que devem ser executadas por outros órgãos do governo e pelas seis subsecretarias (Igualdade Racial, Diversidade, Mulheres, Idoso, Juventude e Acessibilidade e Inclusão) vinculadas à pasta, bem como prima pela promoção de direitos difusos e valorização de cidadania.

Na oportunidade, o secretário disse que a SAD tem muitos desafios, entre eles: a implantação do Centro de Acolhimento Temporário para Idosos – Casa de Passagem, voltada a idosos em situação de violência física, psicológica ou abandono e que necessite de um local, de forma emergencial, enquanto aguarda a adoção de medidas por parte do poder público. Informou, ainda, que a secretaria entrega até dezembro relatório dos Direitos Humanos, elaborado a partir do Observatório de Direitos Humanos.

Os subsecretários também apresentaram suas atividades e projetos. Walid Shuqair, subsecretário de Políticas para o Idoso, listou algumas ações permanentes, como a campanha de conscientização de violência contra o idoso, que iniciará na próxima segunda-feira (11) em escolas da prefeitura e nas estaduais, além de curso para cuidadores de idosos. 

A subsecretária de Políticas da Diversidade, Ana Marques, fez um balanço geral da pasta ressaltando os serviços mais recentes como, por exemplo, o Atende Diversidade, suporte para retificação de nome e gênero, encaminhamentos para atendimento de saúde de assistidos, e os resultados das campanhas “Me dê um Abraço”, visando quebrar preconceitos em relação a população LGBTI. 

Já a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Verinha Souza, falou sobre a Lei Patrulha Maria da Penha, Botão do Pânico, atividades do Centro de Referência de Atendimento às Mulheres - Casa das Rosas, Margaridas e Beths; e das Casas da Mulher Clara Maria.

O alto índice de violência em relação às mulheres negras e jovens negros foi o alerta apresentado pelo subsecretário da Igualdade Racial, Anderson Guimarães. Na oportunidade, apontou alguns desafios referentes as ações de saúde da população negra, povos ciganos e indígenas, em desenvolvimento. 

Encerrando a participação dos subsecretários, Erick Watanabe (Juventude) relatou as atividades culturais, esportivas e de formação desenvolvidas na Casa do Jovem e o programa CJ na Escola, com a campanha de conscientização sobre indícios de depressão e suicídio de jovens.

AÇÃO SOCIAL

No encerramento da audiência, o secretário Lameh convidou os vereadores, assessores e o público em geral para participar de ação solidária na sede de campo do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e região, na Rua Galáxia, 126, Vila União, no próximo domingo (10), das 10h às 15h, promovida pela Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras), com apoio da Prefeitura de Guarulhos. 

O evento prevê 17 modalidades de atendimento em saúde, entre elas: prevenção do câncer de mama, exames de acuidade visual (com óculos gratuito), testes para Hepatite C, hipertensão, diabetes, colesterol e atendimento odontológico. A ação também oferecerá cortes de cabelo,  procedimentos estéticos faciais, brincadeiras para as crianças e atividades culturais. São esperadas cerca de 20 mil pessoas da região, que serão atendidos por mais de 200 profissionais de saúde.

Fotos: Karina Yamada/CMG




Nenhum comentário:

Postar um comentário