segunda-feira, 14 de maio de 2012

INTOLERÂNCIA II

Assim disse o vereador Novinho Brasil
Abaixo cópia idêntica do trecho da Ata da Sessão de 10/05, da Câmara de Guarulhos, em que o vereador Novinho Brasil, de forma inesperada, mostrou intolerância:
"O SR. PRESIDENTE (Toninho Magalhães Filho) Encerrada a verificação. Constatamos que há 19 Vereadores em plenário. Com a palavra, para encaminhar a votação, o Vereador Novinho Brasil.
O SR. NOVINHO BRASIL (Para encaminhar a votação) Para encaminhar, Senhor Presidente.
Senhor Presidente, mais uma vez, para que fique bem claro aqui a minha posição com relação ao projeto. Eu sou contra o projeto. Em nem um momento eu me escondi, nem saí da sessão, nem arrumei desculpa em nenhum momento. Eu tenho posição. Eu sou contra o projeto. Não tenho nada contra a pessoa do homossexual, de maneira nenhuma. São seres humanos, são cidadãos, com todos os direitos garantidos na Constituição, Vereadora Luiza Cordeiro, como todo cidadão. Como todo cidadão. Ninguém está tirando direito de ninguém. Agora, o que é curioso, o que eu acho interessante é a artimanha de alguns Vereadores, é o discurso. “Não, porque tem uma intolerância, é uma guerra religiosa”. E cita o Alcorão. Sabe o que faz o pessoal que lê o Alcorão, Vereadora? A senhora sabe? A senhora sabe ou precisa que eu fale? Mas a senhora citou o Alcorão na tribuna. Eles preparam um pessoal durante 20 anos para explodir prédio, para ser kamikaze, e dizer que a partir daquele momento vai para o Paraíso. O pessoal que segue o Alcorão tem esse perfil. Então, aqui eu estou falando, eu não vou contra a palavra de Deus, eu não posso e não vou. Não sou contra a pessoa de ser humano nenhum. Não sou contra a pessoa de ser humano nenhum. Não sou intolerante religioso, não sou preconceituoso e não vou aceitar esse tipo de insinuações na tribuna. Eu vou começar a responder aqui, Vereadora, mais ao pé da letra. Eu não vou aceitar esse tipo de insinuações na tribuna, não. Entendeu?
E assim respondeu o Vereador Lamé
O SR. LAMÉ – Pela ordem, Senhor Presidente.
O SR. PRESIDENTE (Toninho Magalhães Filho)Questão de ordem, Vereador Lamé.
O SR. LAMÉ (Pela ordem) Para encaminhar a votação.
O SR. PRESIDENTE (Toninho Magalhães Filho)Com a palavra, o Vereador Lamé, para encaminhar.
O SR. LAMÉ (Para encaminhar a votação) Senhor Presidente, Senhores Vereadores, estou vendo que aqui alguém está querendo fazer a guerra santa em nossa Cidade. Longe disso. Sou uma pessoa que sempre defendi a liberdade de expressão. A consciência das pessoas tem que ser em cima de informações concretas, e não em cima de suposições implantadas e criadas pelos inimigos da humanidade.
Há pouco tempo atrás, Senhor Presidente, Senhores Vereadores, um dos veículos de comunicação mais conhecidos do Brasil, a Revista Veja acusou um Vereador desta Casa de ser membro das FARCs. Tenho certeza de que essa pessoa, esse Vereador nunca foi membro, nunca esteve na Colômbia, nunca saiu do nosso País. Mas citaram lá que era membro. O Vereador Edmilson de Souza, que não está presente. Peço um pouco de silêncio, por favor, para poder concluir meu raciocínio.
O SR. PRESIDENTE (Toninho Magalhães Filho)Eu pediria aos Vereadores e ao Plenário para que fizéssemos silêncio, pois temos um Vereador na tribuna.
O SR. LAMÉ (Para encaminhar a votação) Portanto, Senhor Presidente, o veículo de comunicação implanta em nossa cabeça o que ele quer, baseado ou em informação verdadeira, ou em informação falsa. Partindo disso, criamos a sociedade que queremos. Assim foi criado Hitler. O Ministro das Comunicações de Hitler dizia o seguinte: “A informação mentirosa, de tanto repetida, acaba virando verdade”. Portanto, Senhor Presidente, vivemos em uma Cidade que tem vários níveis culturais.
Sabemos do esforço do Poder Público, que tem investido na educação, para que as pessoas tenham consciência dos fatos. Lamentavelmente, aqui em nossa Cidade
segue Themis
O SR. LAMÉ – Lamentavelmente, aqui na nossa Cidade, temos poucos veículos de comunicação, os poucos que nós temos não conseguem chegar até as massas, até a periferia, portanto, o boca a boca e principalmente as pessoas que ocupam cargos públicos têm que ter muita responsabilidade com o que dizem.
O Vereador Edmilson Souza foi Secretário de Educação, um dos cargos mais importantes da Cidade, porque só se constrói um país com educação, com informação verdadeira, não se pode ensinar informação errada. Por isso, muitas vezes, livros de História e Geografia são revistos, muitas vezes editoras contratam historiadores a preço de ouro para que façam livros didáticos com informações corretas.
Eu estava no meu gabinete despachando e recebi informações de alguns assessores aqui dizendo que o Vereador Novinho Brasil veio dizer que o Alcorão sagrado – eu, pessoalmente, não vi, mas me falaram, relataram que ensina a matar. O Vereador Novinho Brasil, agora, aqui na frente, veio me dizer: “As torres gêmeas foram explodidas por um muçulmano”. E perguntei a ele: “E a bomba atômica de Hiroshima quem jogou ela?”. Será que foi um católico, um cristão, um muçulmano, foi um homossexual, foi um heterossexual, quem foi? Com certa mentes, com certeza, quem fez esses atos foram mentes deturpadas pelo ódio e, com certeza, não seguem nenhuma fé e nenhuma religião, seguem uma linha que é a linha de implantar o ódio, o terror e a informação falsa.
Vem o Vereador Novinho Brasil me dizer que Alá não é Deus. Eu falei para ele: “Vereador, como é que se chama Alá em inglês? Ele falou: “Eu não sei”. Então, God não é Deus. Como Deus não é Deus. Alá é uma palavra árabe que se traduz na palavra Deus. Deus Todo-Poderoso que, na minha crença, criou tudo que tem na existência, que vela por nossos sentidos. E que no Alcorão Sagrado que eu trago aqui na minha mão está escrito que eu tenho que acreditar desde Adão até o Profeta Mohamed, passando por Jesus, Moises, Abraão, Jonas, Elias, todos, vêm de Deus com mensagem para ensinar a humanidade a paz, o bom comportamento, a solidariedade entre os seres humanos independente de raça, cor ou credo.
A fé está no meu coração, a fé tem que ser transmitida pelos atos, pelo bom comportamento, pela anticorrupção, pela verdade e não pela mentira. O Nosso Senhor Jesus sempre dizia isso: “A verdade, a verdade, a verdade doa a quem doer”.
Eu acredito, Vereador Novinho, que Jesus curava os cegos, os leprosos ressuscitava os mortos...
O SR. PRESIDENTE (Toninho Magalhães Filho)Vereador Lamé, para encerrar.
O SR. LAMÉ (Para encaminhar a votação)...pelo poder de Deus. Senhor Presidente, isso é importante pelo o seguinte: nós temos que disseminar o bem e a solidariedade entre as pessoas. Não estou aqui para dizer que uma pessoa que assaltou o meu vizinho é muçulmano, judeu, cristão ou alemão ele é um ser humano perverso. É isso que nós temos que ensinar. Temos que ensinar as nossas crianças, Senhor Presidente, senhores Vereadores, a respeitar os outros, a respeitar a fé dos outros, a respeitar o comportamento dos outros. Eu respeito o meu semelhante desde que o meu semelhante não agrida o seu outro semelhante.
O SR. PRESIDENTE (Toninho Magalhães Filho)Vereador, para encerrar, Vereador Lamé.
O SR. LAMÉ (Para encaminhar a votação)Portanto, Senhor Presidente, em relação ao projeto de lei da Vereadora Eneide...
O SR. PRESIDENTE (Toninho Magalhães Filho)Vereador, já se passaram quase dois minutos.
O SR. LAMÉ (Para encaminhar a votação)Para encerrar, Senhor Presidente, eu gostaria que o Vereador Novinho Brasil, que é meu amigo, que eu sempre respeitei, respeitasse a minha fé, o meu comportamento desde que eu não agrida a fé dos outros e que respeitasse um bilhão e 300 mil muçulmanos que vivem no mundo, e que respeitasse a comunidade muçulmana que vive nesta Cidade que são pessoas do bem, que sempre fizeram ações comunitárias, que respeitasse este Vereador que ajuda mais de 30 igrejas evangélicas e algumas católicas.
O SR. PRESIDENTE (Toninho Magalhães Filho)Vereador Lamé, já se passaram dois minutos e meio, vamos encerrar.
O SR. LAMÉ (Para encaminhar a votação)Obrigado, Senhor Presidente.

2 comentários:

  1. Vereador Lamé, Maravilhoso a suas palavras, é isso RESPEITAR a crença de cada ser Humano.... que por sua vez acaba que todos somos irmãos perante Deus. Gostaria de ter estado ai na Câmara Municipal pois aplaudiria de pé ao seu discurso, mas sinta aplaudido pois ao ler suas palavras vi o Senhor exatamente como é Digno de Fé e humildade. Parabéns. PS o que falta nas pessoas é não ter vergonha de expor sua verdadeira religião;

    ResponderExcluir